top of page

A importância de cuidar de si antes de cuidar do outro.

  • lauramoreirasm
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mai.


ree

"Em casos de emergência, máquinas de oxigênio cairão sob sua face, coloque a máscara em você para depois ajudar o outro."

Ouvi essa frase em uma sessão e achei um ótimo exemplo biológico - que também é aplicado ao psicológico - da importância de cuidarmos de nós para apenas em seguida cuidarmos do outro. 

Ao olhar pela perspectiva literal da frase, temos as máscara como um instrumento de cuidado, a qual fornece o oxigênio que, ao entrar em contato com nosso corpo, permite que nossas células e órgãos funcionem corretamente, para que assim estejamos prontos para sermos funcionais. Neste caso, saltando de um avião como forma de resgate, por exemplo. 

Ao olharmos para frase por uma perspectiva mais subjetiva, vejo a máscara como um lugar, uma pessoa ou qualquer recurso que tenhamos para recorrer ao precisar de ajuda. Nesse sentido, o oxigênio fornecido pode ser visto como aquilo que nos nutre: o acolhimento de um amigo ou familiar, a psicoterapia e até mesmo o silêncio em casos de grande atividade psíquica. 

Ao nos nutrirmos desses elementos, somos capazes de sermos funcionais para nós, pensando de forma coesa com nós mesmos, agindo de acordo com nossos valores e construindo novas possibilidades de viver.

Com isso, e apenas após isso, somos capazes de enfrentar o mundo, seja ajudando alguém com suas questões pessoais ou olhando para o outro com mais limite e cuidado consigo, sem se perder de vista. 


Realmente, percebi que tenho dificuldade de cuidar de mim

Seguindo a mesma linha de exemplo, caso você tenha dificuldade de cuidar de si, suponho que você encontre certa resistência em buscar aquilo que te nutre. A razão para isso e a forma como você experiência essa questão varia infinitamente entre as pessoas, podendo encontrar motivos para esse funcionamento desde a construção de sua personalidade ao longo da sua vida até mesmo por ser a melhor maneira que você encontrou de se comportar no presente com base nos recursos que tem atualmente.

O que considero importante de manter em vista, é como essa dificuldade em olhar para si te afeta no presente e, mais do que isso, como você se sente ao perceber que essas questões te afetam. A partir da aproximação e consideração das suas próprias percepções, é possível que você consiga entender melhor suas necessidades e dar um passo em direção a melhor forma de experienciar sua vida. 


Como a psicoterapia pode me ajudar nessa questão? 

Ainda na linha das máscaras na situação de emergência, coloco aqui a psicoterapia como a máscara que cai do teto (não necessariamente apenas em situações de emergência). Nessa perspectiva, a psicoterapia é o local onde você pode encontrar acolhimento, cuidado com sua história e novas possibilidades de olhar para o que se tem vivenciado.

Na psicoterapia isso é feito por meio das trocas com a profissional vivenciadas em sessão, durante as quais ela faz intervenções que tem como objetivo clarear e conhecer outras perspectivas do que se tem vivido e relatado.

A psicoterapia pode ser uma ferramenta possível para que você entenda como essa dificuldade se apresenta para você e qual a função dela sob sua vida, para que assim possamos juntos chegar a uma perspectiva de cuidado que faça sentido para você. 





 
 
bottom of page